O QUE É DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Gil, A.C. O que é didática do Ensino superior. In: ______. Didática do Ensino Superior, São Paulo, Editora Atlas, 2006. p.1-17.
A preocupação com a preparação de professores para o Ensino Superior é recente por parte das autoridades educacionais, afinal antes se considerava que apenas o domínio do conhecimento a ser trabalhado era suficiente para que o professor fosse considerado bom. Associava-se ainda que o bom pequisador fosse o melhor professor e, portanto, muitos esforços eram despendidos no sentido de preparar estes profissionais. Contudo, ao longo do tempo ficou claro pela própria fala dos estudantes que a falta de preparo dos docentes desse nível de ensino refletia no aprendizado e somente então alguns professores passaram a buscar munir-se de ferramentas da Didática de Ensino por meio de cursos de pós-graduação visando sanar a deficiência. Considero, entretanto que essa tendência não alcançou ainda a dimensão desejada, visto que muito se observa docentes que pouco se interessam em buscar estratégias de adequação de suas aulas à realidade dos alunos, atendo-se em conteúdos congelados no tempo e valendo-se de meios educacionais rígidos e antigos que buscam coagir ou reprimir o estudante.
Segundo o texto, o termo didática, que significa “a arte de ensinar”, foi evoluindo ao longo do tempo a partir de uma obra do século XVI contando com fundamentos quase exclusivamente filosóficos. A partir do século XIX, a didática passou a embasar-se também na biologia e psicologia e nesse formato impulsionou os movimentos de reforma escolar da Europa e América (escola Nova ou Escola Ativa). No século XX, a Didática já seguia os conceitos da Escola nova valorizando os princípios da liberdade, atividade e individualização: aluno como sujeito da aprendizagem. No Brasil a Escola Nova não conseguiu transpor os métodos didáticos conservadores e se manteve principalmente no meio acadêmico universitário.
Posteriormente a Didática passou