O que é ciência afinal? - ALAN F. CHALMERS
Paradigma - um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido
Paradigmas para Tomas Kuhn são as realizações científicas que geram modelos que, por períodos mais ou menos longos e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados.
Um paradigma (ciêntífico) é composto de suposições teóricas gerais e de leis e técnicas para a sua aplicação adotadas por uma comunidade científica específica.
Exemplos:
mecânica newtoniana, ótica de ondas, química analítica.
As questões de Maxwell formam parte do paradigma que constitui a teoria eletromagnética clássica.
"Dois corpos se atraem segundo uma força que é diretamente proporcional a suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que o separa"
A descrição de Newton do movimento dos planetas (Lei da Gravitação Universal), ou a descrição de Franklin da garrafa de Leyden, são, respectivamente, exemplos de paradigmas para a prática da mecânica e para a ciência da eletricidade.
4. O que é teoria de kun? De exemplo
Tirado do texto:
“
pré-ciência – ciência normal – crise-revolução – nova ciência normal – nova crise
Os teóricos rivais do período da pré-ciência não somente discordavam a respeito de suposições teóricas fundamentais mas também a respeito de todo tipo de fenômenos de observação relevantes às suas teorias.Um paradigma é composto de suposições teóricas gerais e de leis e técnicas para a sua aplicação adotadas por uma comunidade científica específica. Os que trabalham dentro de um paradigma, seja ele a mecânica newtoniana, ótica de ondas, química analítica ou qualquer outro, praticam aquilo que Kuhn chama de ciência normal. Os cientistas normais articularão e desenvolverão o paradigma em sua tentativa de explicar e de acomodar o comportamento de alguns aspectos relevantes do mundo