O que é certificação leed
O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações. Criado pelo U.S. Green Building Council, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil, sendo que até março deste ano, 46 empreendimentos foram certificados.
Para obter a certificação de uma edificação, primeiramente, o projeto dever ser registrado junto ao USGBC (United States Green Building Council) e no Brasil quem fornece essa certificação adaptada de acordo com as condições e realidades brasileiras é o Green Building Council Brasil. Após o registro, a certificação só será válida com a confirmação dos pré-requisitos estabelecidos no registro.
Um projeto sustentável não é apenas aproveitamento dos recursos naturais, como uso da energia solar, ventilação natural, diminuindo os impactos ecológicos etc., isso é apenas um dos quesitos para a certificação. Para ter essa certificação, o empreendimento também precisa ser economicamente viável (retorno aos empreendedores), socialmente justo e culturalmente aceito (contribuir para o crescimento de todas as pessoas envolvidas).
E esses quesitos são divididos nos seguintes grupos, para obter uma pontuação:
- Sustainable Sites: Sustentabilidade da localização;
- Water Efficiency: Eficiência no uso da água;
- Energy & Atmosphere: Eficiência energética e cuidados com as emissões na atmosfera;
- Materials & Resources: Otimização dos materiais e recursos naturais a serem utilizados na construção e operação da edificação;
- Indoor Environmental Quality: Qualidade ambiental no interior da edificação.
- Innovation In Design: Uso de novas e inovadoras tecnologias que melhorem o desempenho do edifício;
- Regional Priority: Edificações que dão prioridade às preocupações ambientais regionais.
As pontuações e pré-requisitos da certificação LEED dependem do tipo de empreendimento. No Brasil, existem oito