O que é adolescência
O autor, Daniel Becker introduz o tema, o que é adolescência, descrevendo que do ponto de vista do adulto o adolescente é um ser em desenvolvimento e conflito. Ele passa por muitas mudanças corporais e emocionais, com muitos conflitos pessoais e familiares. A isto a sociedade dá o nome de "crise normal" e espera-se que o adolescente se adapte às regras vigentes para se "curar".
A mudança que um adolescente sofre ao recém sair da infância é muito abrupta. Seu corpo muda em ritmo acelerado rumo a se tornar um adulto. Nem todas as partes de seu corpo crescem proporcionalmente. Braços acabam "esticando" um pouco além do que o tronco, tornando-se desproporcional e o jovem se sente desengonçado e estranho. As meninas acabam tendo formas de mulher, mas sua cabeça ainda permanece na infância. Os meninos ficam altos e espera-se deles atitudes de um adulto, mas eles ainda não estão maduros.
Observo no meu dia-a-dia, trabalhando com adolescentes, que muitos deles, principalmente os meninos se escondem atrás do capuz das blusas de moletom, que eles usam inclusive no verão, ou atrás de bonés encobrindo parcialmente o rosto. Eles usam aparelhos ortodônticos e estão repletos de espinhas, longe, quem sabe, do conceito de beleza idealizada por eles.
Mas na nossa sociedade, a introdução à adolescência é um processo muito brusco, pois são cobradas do jovem, atitudes que ele ainda não está preparado para assumir. Em sua infância ele tinha seus pais ou responsáveis para lhes prover o sustento, o estudo, a segurança, o afeto, o abrigo... E repentinamente cobra-se que este adolescente trabalhe, tenha responsabilidades no estudo sem os pais estarem cobrando, tenha atitudes sensatas e maduras. Mas ele não foi preparado durante sua infância para isto.
Se este adolescente tiver pais que trabalham fora, ele tem uma empregada ou babá que o serve sempre que solicitado e, ele não tem nenhuma obrigação de ajudar no serviço doméstico ou qualquer outra