O QUE S O ESTERE TIPOS
Os Estereótipos são pré-julgamentos ou crenças socialmente compartilhadas a respeito dos membros de uma categoria social, que se referem a suposições sobre a homogeneidade grupal e aos padrões comuns de comportamento dos indivíduos que pertencem a um mesmo grupo social. Daí podemos definir estereótipo como, o conjunto de crenças que dá uma imagem simplificada das características de um grupo ou dos membros de um grupo.
Exemplos de estereótipos:
“ Os japoneses são educados e reservados”,
“Os alemães são sérios”,
“Os italianos são alegres”,
“Os jovens são irreverentes”
“Os mais velhos são conservadores”
“As mulheres são intuitivas”
“Os bombeiros são heróis”
“Os funcionários públicos trabalham pouco”
A estes grupos (orientais, jovens, mulheres, etc) atribuímos determinadas características que generalizamos a todos os seus membros.
Os estereótipos são um processo de categorização (tal como as impressões) para que a pessoa se possa adaptar ao seu meio, dando sentido ao mundo. Usamos categorias sociais como estudantes, socialistas, brancos, negros, desportistas, jovens, liberais, porque nos são úteis. Servem para colocarmos os indivíduos que nos rodeiam em “gavetas”, o que nos permite, de uma forma rápida e económica, orientarmo-nos na vida social. Uma vez interiorizado o estereótipo é aplicado de uma maneira quase mecânica.
Os estereótipos têm uma função de simplificação que permite a adopção de quadros de interpretação do mundo social em que se está integrado Por exemplo, dizemos que uma categoria é estereotipada quando os elementos de um mesmo grupo partilham a convicção de que um ou mais traços particulares caracterizam as pessoas dessa categoria:
Exemplo:
“ Os estudantes de cursos profissionais podem considerar os estudantes dos cursos de ciências competitivos, marrões, certinhos e antipáticos; estes podem considerar os primeiros preguiçosos, cábulas, pouco inteligentes e desleixados.”
CLASSIFICAÇÃO DOS