O que você quer ser quando crescer?
CONCEITO DE LEITURA
NOME(S) E RA(S)
Amanda de Oliveira Bezerra RA: 1299235068
Valdinere Xavier RA: 8407132394
Janaine Gomes RA: 8407138683
Kelly
Lilian
Alessandra
Turma: 1º Ano de Pedagogia - Noturno
Profª Diana
ITAPECERICA DA SERRA, 18 DE MARÇO DE 2014.
SUMÁRIO
1. Introdução pag. 3
2. Conceito de Leitura pag. 4
3. Estratégias para uma boa leitura pag. 4
4. Leitura e produção dos sentidos pag. 5
5. Bibliografia pag. 6
6. Conclusão pag.7
INTRODUÇÃO
A leitura é um processo de apreensão/compreensão de algum tipo de informação armazenada num suporte e transmitida mediante determinados códigos, como a linguagem.
O código pode ser visual, auditivo e inclusive táctil, como o sistema Braille. Convém destacar que nem todos os tipos de leitura se apoiam na linguagem É o caso, por exemplo, dos pictogramas ou ainda das partituras de música. Existem diversas técnicas de leitura, que permitem adaptar a forma de ler ao objetivo que o leitor deseja alcançar.
Para que possamos alcançar uma boa leitura, temos que entendermos do assunto que está sendo tratado, ter uma boa concentração para que encontramos sentido na leitura.
Através da leitura conseguimos encontrar um universo paralelo, e relembrar alguns momentos e vivencias que estão no subconsciente.
LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Conceito de Leitura
O conceito de leitura refere-se ao processo de apreensão de certos tipos de informação contida num suporte especial, que são transmitidos por certos códigos, como pode ser idioma. Quer dizer, um processo que conduz a certos símbolos para a sua compreensão.
Você pode optar por códigos visuais, auditivos e até mesmo o sistema de leitura tátil Braille, assim, sendo ele um método utilizado por cegos para poder ler. Deve notar-se que existem alternativas a leitura que não necessariamente se apoiam na linguagem, como por exemplo, com a