QUEDA LIVRE
Objetivo
Calcular o valor da aceleração da gravidade local.
Material utilizado
Tripé de ferro 3 kg com sapatas niveladoras;
Haste de alumínio 90 cm, escala milimetrada e fixador plástico
Eletroímã com dois bornes e haste;
Esferas de aço
Cabo de ligação conjugado;
Chave liga-desliga;
Saquinho para contenção da esfera;
INTRODUÇÃO
O exemplo mais familiar de movimento retilíneo uniformemente acelerado é a queda livre de um corpo solto em repouso. Este foi um dos problemas analisados por Galileu em seus trabalhos, que deram origem à era moderna da física.
Os gregos da época clássica encontraram dificuldades intransponíveis na análise do movimento. Essas dificuldades estavam relacionadas a formulação dos conceitos básicos do Cálculo Infinitesimal, que nasceram precisamente da análise do problema do movimento.
Na física de Aristóteles (século IV A.C), a matéria era analisada em termos dos “Quatro Elementos”: Terra, Água, Ar e Fogo. Segundo Aristóteles, quanto mais pesado um corpo, mais depressa ele cai: uma pedra cai bem mais depressa que uma gota de chuva. Estas ideias, baseadas em observações qualitativas, transformaram-se em dogma e predominaram durante certa de 20 séculos!
Galileu Galilei nasceu em Pisa em 1564. Recebeu a educação Aristotélica convencional, tendo sido enviado pelo pai à Universidade de Pisa para estudar medicina. Entretanto interessou-se mais pela matemática e conseguiu mudar para esse campo. Com 21 anos, teve de deixar a Universidade por falta de recursos e foi para Florença. Em Florença, conseguiu rapidamente estabelecer uma tal reputação científica que, aos 26 anos, foi nomeado Professor de Matemática na Universidade de Pisa. Passou dois anos em Pisa, onde fez muitos inimigos devido ao seu espírito independente. Depois mudou-se para a Universidade de Pádua, onde permaneceu como Professor de Matemática durante 18 anos.
Foi em Pisa que Galileu procurou verificar