O que uma placa m e
A placa mãe é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas. A primeira placa mãe surgiu inicialmente em um computador da empresa IBM, no ano de 1982. O design das placas mãe continua basicamente o mesmo das primeiras, até os dias atuais. A placa da IBM assim como as sucessoras tem portas e slots para vários tipos de Hardwares, que são ligados nela para que a comunicação entre os componentes seja possível. HD, Memória, processador, Leitores Ópticos, Fontes, placas de vídeo, tudo é conectado à placa Mãe.
Fonte: http://www.infoescola.com/informatica/placa-mae/
Placa mãe Off-board
A placa-mãe off-board, não possui periféricos integrados, sendo necessário o usuário comprar tudo separadamente.
A grande desvantagem desta placa é que no final sai mais caro, pois você tem livre arbítrio para comprar periféricos da melhor qualidade e da melhor marca, por um outro lado, a principal vantagem será seu desempenho que evidentemente será superior, pois, os componente funcionarão independentemente da placa-mãe.
Placa mãe On-board
Placa-mãe on-board já vem com algumas placas e componentes integrados, ou seja, com alguns recursos disponíveis, por exemplo, a placa de som, placa USB, a placa de rede, a placa de vídeo, placas de portas de comunicação, processador, etc, todos estas placas que já vem integradas à placa recebem o nome de periféricos on-board, ou seja, na placa, isto é, já vem integrados na placa-mãe desde fábrica.
A grande vantagem desta placa-mãe é seu custo baixo já que você não precisa comprar periféricos separados, os chamados off-board (fora da placa).
Fonte: http://www.clipatecinformatica.com.br/2011/06/placa-mae-on-board-e-off-board.html
Entradas da placa mãe
1. Porta do mouse PS/2 (verde). Essa porta é para mouse PS/2.
2. Porta de saída coaxial SPDIF (laranja). Nessa porta são conectados dispositivos de áudio externos, com cabo coaxial.
3. Porta da placa de vídeo. Essa porta