O QUE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A psicologia organizacional é a psicologia que atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. Refere-se ao desenvolvimento e a aplicação de princípios científicos no ambiente de trabalho, preocupando-se em compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.
2. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é aprofundarmo-nos no tema Psicologia: Ciência e Profissão, visando obter conhecimento sobre a função e metodologia de trabalho do Psicólogo Organizacional, bem como, a área de atuação deste profissional no mercado de trabalho.
3. MÉTODOS
3.1. Entrevista
Consiste em um colóquio entre os entrevistadores e entrevistado em local combinado, para obtenção de informações e esclarecimentos.
3.2. Pesquisa bibliográfica.
Busca de uma problematização de um projeto de pesquisa a partir de referências publicadas.
4. FUNÇÃO DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL
4.1. Seleção
Efetuar seleção dos candidatos e gestão de pessoa.
4.2. Saúde
A saúde e boas condições de trabalho proporcionadas ao colaborador possibilitará melhor desempenho e maior satisfação do organismo empresarial e da sociedade.
4.3. Mediação
O psicólogo nesse contexto será majoritariamente uma ponte de comunicação entre os interesses de “patrões e empregados”.
5. METODOLOGIA
5.1. Entrevista
Entre as diversas técnicas de seleção de pessoal utilizadas, a entrevista é a mais empregada, e pode ser totalmente estruturada ou livre, conforme a experiência do entrevistador.
5.2. Testes
5.2.1. Psicométricos
São testes considerados medidas objetivas e padronizadas de amostras de comportamentos e focalizam especificamente as aptidões dos candidatos. Esses testes procuram generalizar e prever aquela aptidão em determinadas formas de atuação profissional.
5.2.2. Personalidade
Eles somente podem ser aplicados e interpretados por psicólogos, e têm como objetivo revelar características da personalidade dos candidatos.