O Que Logica Texto Introdut Rio Fundamental 1
LÓGICA – 11.º ANO
1. O que é a lógica?
2. Lógica e filosofia.
3. As frases e o que elas dizem.
4. A forma lógica das proposições.
5. Argumentos e forma lógica.
6. A teoria lógica de Aristóteles.
7. A lógica moderna.
8. Indução.
9. Exercícios.
10. Bibliografia aconselhada.
Com o apoio científico da
1
O que é a lógica?
O objectivo desta brochura é dar aos professores algumas informações importantes no que respeita à lógica e ao seu ensino. Não é o objectivo desta brochura ensinar lógica, mas antes desfazer algumas das confusões que dificultam o seu ensino e apresentar algumas referências bibliográficas para que o professor possa complementar o seu estudo da lógica. Muitos dos aspectos aqui apresentados não se destinam a ser transmitidos aos estudantes; são ao invés informações de fundo que o professor tem de dominar para compreender correctamente o que está a ensinar.
A lógica estuda alguns aspectos da argumentação. A lógica permite-nos 1) distinguir os argumentos correctos dos incorrectos, 2) compreender por que razão uns são correctos e outros não, e 3) evitar cometer falácias ou sofismas na nossa argumentação. Uma falácia ou um sofisma é um argumento incorrecto que parece correcto. Um argumento correcto é um conjunto de afirmações organizadas de tal modo que uma delas (a conclusão) é apoiada pelas outras (as premissas). Num argumento incorrecto as premissas não apoiam a conclusão. Um argumento só pode ter uma conclusão, mas pode ter várias premissas. Eis alguns exemplos de argumentos:
1.
Não podemos permitir o aborto porque é o assassínio de um inocente.
2.
Dado que os artistas podem fazer o que muito bem entenderem, é impossível definir a arte.
3.
Considerando que sem Deus tudo é permitido, é necessária a existência de Deus para fundamentar a moral e dar sentido à vida.
4.
Se Sócrates era um deus, era imortal. Mas dado que Sócrates não era imortal, não era um deus.
«Argumento», «inferência», e «raciocínio» são termos