O QUE FORAM OS PENSAMENTOS RENASCENTISTA, ILUMINISTA E EVOLUCIONISTA?
Renascentismo foi uma época ou movimento de renovação das artes e ciências europeias, nos séculos XV e XVI, marcado pela valorização da antiguidade clássica.
O renascimento italiano se espalha pela Europa, trazendo novos artistas que nacionalizaram as ideias italianas.
O termo renascimento é comumente aplicado a civilização europeia que se desenvolveu entre 1300 e 1650, sobre tudo no século XVI.
Num sentido amplo, o ideal pode ser entendido como a valorização do homem (humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da idade média.
O iluminismo foi uma corrente de pensamentos que prevaleceu na Europa no século XVIII. Esta corrente de pensamentos surgiu no inicio do renascimento em oposição.
Para os renascentistas a razão e a ciência eram a base para a compreensão do mundo. O pensamento europeu durante a idade moderna.
René Descartes, John Locke, Adam Smith, Sie Isaac Newton, Charles de Montesquieu, François-Marie Avoute (Voltarie)
Por volta do século XVIII e XIX, com os intelectuais na França, acreditaram no avanço da ciência e na força da filosofia. Dessa forma o iluminismo caminhava em um progresso silencioso do ponto de vista cientifico e religioso.
O iluminista trouxe mudanças sociais, econômicas e politicas europeias, e consequente mente a ascensão da burguesia.
As técnicas de produção capitalista trouxeram a critica ao absolutismo e ao mercantilismo, impulsionados por isso a burguesia tanto na politica quanto na economia e a sociedade europeia, visando a liberdade de propriedades e a igualdade no poder. Impulsionando as revoluções no século XVIII.
O iluminismo foi um movimento que obteve grande dinâmica nos países protestantes e teve grande influencia nos países católicos.
No decorrer do século XIX que passaram a ser publicadas obras especificas defendendo a ideia de que os seres vivos se modificaram ao