O processo de construção das políticas de proteção ao idosoo
2750 palavras
11 páginas
Primavera do Leste - MT2013
CLAUDINETE EVA DA SILVA
FRANCISCA CIPRIANO DE MORAES
NAYARA LARISSA DE OLIVEIRA
SANDRA SOUZA ROCHA DALLA NORA
TÂNIA SOUZA DE ALMEIDA
WIARA ABREU SILVA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 CONCLUSÃO 11 BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma reflexão acerca do processo de construção das políticas Publicas ofertada aos idosos do nosso país, quando e como estas políticas foram desenvolvidas, e a importância dos direitos da pessoa idosa junto à constituição e ao estatuto do idoso que regulamentam os direitos assegurados a todos os cidadãos a partir dos 60 anos de idade.
Destacaremos os desafios e conquistas na constituição, que trouxe a possibilidade da participação efetiva da sociedade no desenvolvimento das políticas públicas, através dos Conselhos Paritários, e colaborou para garantir a elaboração de diversas leis, que vieram atender as expectativas demandadas pelos diversos segmentos sociais. Assim, ela foi um marco no sentido de ampliar os olhares do idoso para novas perspectivas que são apresentadas enquanto cidadãos.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO AO IDOSO
As políticas de proteção social só começam a ser realizadas a partir do final do século XIX, quando se começa a discutir o papel do estado frente à questão social especialmente frente à mobilização dos trabalhadores. A evolução é histórica dos direitos dos idosos no Brasil, mas tanto na constituição imperial de 1884, quanto à constituição da República de 1891 nada trataram da regulamentação dos direitos dos idosos, a constituição de 1934 foi a primeira a tratar o assunto. Em quatro de janeiro de 1994, a lei 8.842/1994 fala sobre a Política Nacional do Idoso, que tem por objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, e criar condições de promoção e sua autonomia, integração e