O Primeiro Estado Era O Clero
O segundo estado era a nobreza, composta pela corte, que girava em torno do rei, pela nobreza provincial e pelas pessoas que embora não tenham nascido nobre enriqueceram e compraram títulos de nobreza. À nobreza correspondia um total de 360 mil pessoas.
O terceiro estado era formado pela maioria da população, entre burgueses, trabalhadores, artesãos e camponeses, além de um grande contingente de desempregados, famintos e marginalizados. Mas o grande contingente populacional eram realmente os camponeses, que correspondiam a cerca de 80% da população francesa. Muitos desses camponeses ainda estavam presos aos seus senhores feudais.
A charge abaixo faz referência aos três estados e aos privilégios de classes, em especial à isenção da cobrança de impostos para o clero e a nobreza. http://imagohistoria.blogspot.com.br/2009/05/revolucao-francesa-os-tres-estados-1-de.html GOVERNO DE LUÍS XVI.
Luís XVI de França (1754-1793)
Luís XVI nasceu em Versalhes e era neto de Luís XV e de Maria Josefa da Saxónia. Com a morte do seu avô, tornou-se rei de França entre 1774 e 1792, uma vez que era o único herdeiro do trono. Casou em 1770 com a arquiduquesa austríaca Maria Antonieta de Habsburgo, que era filha da imperatriz Maria Teresa da Áustria.
Em 1774, Luís XVI assumiu o trono e era conhecido como um rei de carácter fraco, uma vez que apenas usava o poder que possuía para satisfazer o Parlamento. Era dominado pela aristocracia, o que levou o reino quase à beira da falência.
Em 1788, a produção de alimentos baixou, devido a condições climáticas. Consequentemente, os preços aumentaram assim como a fome, provocando mais descontentamento entre a população. Pediu auxílio ao ministro Turgot, incumbindo-o de arranjar uma solução para resolver a crise em que se vivia na altura. Mas Turgot sofreu uma forte oposição por parte das ordens privilegiadas e acaba por se demitir. É substituído por Necker,