O PRELÚDIO REPUBLICANO, ASTÚCIAS DA ORDEM E ILUSÕES DO PROGRESSO
627 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOCENTRO DE CIÊNCIAS JURÍCAS E ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA
ROGÉRIO GOMES
ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA DO BRASIL
VITÓRIA
2013
ROGÉRIO GOMES
ATIVIDADE AVALIATIVA DE HISTÓRIA DO BRASIL
Atividade apresentada à Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Arquivologia.
Prof. Diego Stanger
VITÓRIA
2013
Universidade Federal do Espírito Santo
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Departamento de Arquivologia
Curso: Arquivologia
Disciplina: Historia do Brasil
Professor: Diego Stanger
Aluno: Rogério Gomes
O PRELÚDIO REPUBLICANO, ASTÚCIAS DA ORDEM E ILUSÕES DO PROGRESSO
O texto narra o período que estimulou uma nova dinâmica no contexto econômico internacional que aconteceu durante a República. As mudanças ocorridas afetaram as hierarquias sociais assim como as noções de tempo e espaço das pessoas. É interessante percebermos que neste mesmo período diversas pessoas foram envolvidas tão rápidas neste processo de transformação de seus hábitos cotidianos, suas convicções, suas percepções e seus instintos.
A partir do século XVIII a chamada Revolução Industrial foi o surto inaugural da economia industrial, partindo de três importantes fatores básicos: o ferro, o carvão e as máquinas a vapor, propiciando o surgimento das primeiras unidades produtivas, as fábricas.
Com o advento das fábricas tudo ficaram mais prático e rápido, facilitando a vida de muitas pessoas. Com o elementar de suas máquinas e o limitado número de trabalhadores, esse novo salto produtivo gerou gigantescos complexos industriais, com equipamentos sofisticados e de grande escala, como as turbinas elétricas ou as usinas siderúrgicas.
Tudo isso motivou o surgimento do neocolonialismo ou imperialismo, ainda na segunda metade do século XIX, gerando assim uma disputa e uma