O Pr ncipe Cap tulo23

511 palavras 3 páginas
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret Ltda, 2012, cap. 23, p. 161,162,163.

Como evitar os aduladores Em meio a Príncipes sempre haverá aduladores a sua volta, Maquiavel traz neste capítulo a importância e os cuidados para se defender delas. Primeiramente cabe ao príncipe incentivá-los a falar a verdade de modo que não percam o respeito, para Maquiavel é necessário que ele saiba escolher homens sábios para estarem a sua volta e só a eles lhe dar a liberdade para falar a verdade quanto for interrogado, e o príncipe tendo paciência em ouvir suas opiniões, com sabedoria tomará decisões a seu critério. É de importância que o príncipe busque conselhos sempre , mas só a partir da vontade dele e não dos outros.

Segundo Maquiavel muitos se enganam pois acreditam que a sabedoria de um príncipe se dá em razão dos bons conselhos que estão a sua volta, e não provém de sua própria natureza, mas cabe ao príncipe ter discernimento e sabedoria aos conselhos apresentados, para que possa chegar a uma conclusão final o que seria de extrema importância o saber natural, do contrário o príncipe teria a confiança em só um homem prudente em seus conselhos, o qual poderia futuramente tomar seu lugar de governar. E quando de fato o príncipe não tiver sabedoria própria, ao aconselhar-se com vários aduladores, não saberá entender, muito menos corrigir os conselhos adquiridos. Contudo os conselhos sábios são devidos a prudência do príncipe e tal prudência não deriva dos conselhos recebidos.

CITAÇÃO DIRETA
P. 161
Pois não há outra maneira de se guardar das adulações, exceto fazendo entender a todos que a verdade não te ofende;mas , quando todos podem dizer-te a verdade, faltam-te com o respeito.

P. 161
Mas deve perguntar-lhes sobre tudo e ouvir suas opiniões;e, depois, deliberar sozinho, a seu modo;e, com estes conselhos e com cada um deles, comportar-se de maneira a que todos saibam que, quanto mais livremente puderem falar, tanto

Relacionados