O Povo Brasileiro
Texto Clássico: O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil - de Darcy Ribeiro
Prefácio (Pág.11 - 18)
A primeira tentativa de escrever a obra foi em meados de 1950, quando Darcy Ribeiro dirigia um programa de pesquisas socioantropológicas no Ministério da Educação.
Era uma época de revolução social transformadora e Darcy Ribeiro ambicionava fazer um retrato de corpo inteiro do Brasil: sua feição rural e urbana, versão arcaica e moderna.
A proposta em escrever o livro foi abandonada, Darcy passou a se ocupar em implantar a UNB e chefiar o Gabinete Civil do presidente João Goulart: orientar o Movimento Nacional pelas Reformas de Base.
Sofreu o exílio no Uruguai devido à Ditadura Militar instaurada no Brasil. Protagonista deste episódio, Darcy buscava uma resposta o porque da classe dominante mais uma vez os vencer.
Com o livro completado, Darcy sempre se fazia a crítica: por que o Brasil ainda não deu certo?
Para Darcy faltava uma teoria geral fundada na própria experiência histórica brasileira para tornar explicáveis os seus questionamentos. As teorias vindas de outros contextos eram eurocêntricas por demais para nos fazer inteligíveis.
Para criar uma teoria da história brasileira, Darcy foi publicando livros:
1º - O processo civilizatório: foi traduzido e reeditado em várias línguas e entrou nos debates internacionais nos EUA e Alemanha, quebrando com a inferioridade intelectual dos brasileiros nesses assuntos.
2º - As Américas e a civilização: que buscava constituir o processo de formação dos povos americanos e explicar as causas do seu desenvolvimento desigual.
3º - O dilema da América Latina: onde Darcy situa os esquemas das classes sociais e o desempenho político latino-americano debaixo da pressão hegemônica norte-americana, onde somos o que lhes convém a eles.
4º - Os brasileiros: Teoria do Brasil: neste livro Darcy fala de uma teoria da cultura, capaz de dar conta da realidade brasileira.