O PODER TRANSFORMADOR DA LITERATURA

291 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DARCY RIBEIRO – POLO CURURUPU
CURSO: LETRAS – HAB. EM INGLÊS
DISCIPLINA: CRÍTICA LITERÁRIA
PROFESSORA: VANESSA SANTOS

O PODER TRANSFORMADOR DA LITERATURA
“O carteiro e o poeta”

MARIA DO SOCORRO PÓVOAS VIANA NETA – 09DLCP215

CURURUPU-MA
2011
O carteiro e o poeta

Mário Ruopolo era um cidadão simples, pescador, pouco letrado que morava com o pai. Insatisfeito com o trabalho de pescador Mario consegue um emprego de carteiro para um único destinatário, o famoso escritor Pablo Neruda. Como o salário era baixo, Mário teria que sobreviver com a ajuda dos poucos trocados dados de gorjeta pelo artista.
Ao conhecer o escritor e ver quanto fazia sucesso com as mulheres e quanto prestígio tinha, Mario se interessou por sua arte e resolveu se aproximar de Pablo.
Chamando-o de Mestre Mario conseguiu receber a atenção do velho Pablo Neruda e graças a essa intervenção Mario teve sua vida transformada. Ao ser inserido no mundo da literatura Mario não só adquiriu maiores conhecimentos, mas também conseguiu tornar-se uma pessoa diferente. Pablo conseguiu transmitir a Mario uma imagem simples do que é a verdadeira poesia, o que facilitou o desenvolvimento de seu interesse por aprender essa arte.
Partindo de suas longas leituras o carteiro saiu de seu pequeno mundo e adquiriu uma visão ampla de mundo, tornando-se um ferrenho crítico ao sistema opressor da época, o que o levou a ser morto na revolução defendendo os direitos dos menos favorecidos.
Mesmo com o fim trágico, nota-se o poder transformador da literatura. Uma pessoa dotada do hábito de ler desenvolve suas habilidades mentais, sejam elas psicológicas e intelectuais. A literatura tem esse poder, de transformar, abrir caminhos e estimular mentes.

Relacionados