O PLANEJAMENTO E A AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: SOB UMA ÓTICA CRÍTICA
FACULDADES FACEL
Curso de Pós-Graduação em Gestão Pública – Facel
Data de início: 25/10/2013.
Disciplina: Metodologia do Ensino Superior.
INTRODUÇÃO
Para se compreender as mudanças da educação do ensino superior é preciso levar em conta as práticas de avaliação, pois a mesma é o reflexo do aprendizado e do plano de ensino de uma instituição, portanto falar em qualquer ponto, que permeie o ensino superior sem passar pelo contexto das avaliações, é considerar a discussão irrelevante. Os governos atuais vêm atribuindo à avaliação, um papel importante, nesta almejada reforma da educação; Muitos países no mundo estão embasando suas reformas sob o enfoque da avaliação, pois é vista como instrumento de legitimidade. O fato é que a avaliação, deve ser sim, o instrumento de controle e de uma gestão eficaz do ensino, mas é de senso comum entre os estudiosos do tema; que o corpo docente também precisa ser avaliado, com o intuito de avaliar o plano de ensino e comparar com o desenvolvimento do aluno. O Texto abordará uma visão crítica contemporânea da avaliação, buscando evidenciar a importância da avaliação como reflexo do planejamento no ensino superior. Todo trabalho científico acerca do tema é extremamente importante para o suscitar o clamor dessa revolução educacional no ensino superior, que há anos é aguardada.
A pretensão abordada em todos os tópicos deste trabalho será evidenciar a importância da avaliação como instrumento de identificação de falhas no plano de ensino, e que esse instrumento seja comparado à avaliação docente, onde aqui defende-se com ênfase a implementação.
DESENVOLVIMENTO
No ensino universitário contemporâneo, o que nota-se é uma tendência forte para a simplificação do ensino superior, como em tudo almejado por esta geração, no entanto há um clamor social para que haja uma melhor preparação para o mercado de trabalho.
Na visão clássica de ensinar, tem-se