O pianista sinopse
Fui capaz de terminar o livro em uma noite, apenas para que eu pudesse dar fim nas perseguições e angustias dos judeus e, principalmente, do Wladyslaw. Já li alguns livros ambientados na Segunda Guerra, mas nenhum me colocou cara à cara com realidade daqueles tempos.
O tema central dessa obra é, sem dúvidas, o amor. Seja esse amor pela família, música ou vida, o personagem o fez permanecer vivo até o fim, pois só com ele seria capaz de vencer o desespero, o medo e a desesperança que ousavam se aproximar dele a cada instante.
No fim do livro existe um apêndice com algumas páginas do diário do soldado alemão, Wilm Hosenfeld, onde mostra seu grande senso humanitário, provando que nem todos os alemães eram iguais. Hosenfeld foi o soldado responsável pela sobrevivência do Szpilman nos últimos dias da guerra.
Essa autobiografia é considerada um documento importantíssimo para a história, e foi por esse motivo, também, que Roman Polanski adaptou dignamente essa história para o cinema. Sem dúvida foi uma das melhores adaptações já feitas, e que eu assisti. Se aprende muito com ambas as mídias, pois a linguagem é magnífica. Recomendo a todos que gostam de história, principalmente, da Segunda Guerra e para aqueles que não gostam também, pois é uma boa oportunidade de saber dos acontecimentos por quem realmente os viveu. E lembrem-se, o nó na garganta é