O perfil profissional contábil
Desde o início da civilização, as mudanças sócio-econômicas exigiram transformações eadaptações. Na profissão contábil, o objetivo inicial era apenas conhecer a quantidade de bens. Com desenvolvimento do comércio, percebe-se a necessidade de verificar os ganhos e perdas resultante das transações. Na Revolução Industrial, além dessas notificações, passou a ser primordial a análise dos custos de produção.
No atual estágio de desenvolvimento tecnológico, o contabilista precisa estar preparado para atender à demanda de uma economia globalizada, dando informações e mostrando se as decisões tomadas foram adequadas ou não. Infere-se que, hoje em dia, não basta concluir o curso superior, o profissional necessita ter características multifuncionais, quebrar paradigmas e estar atento as transformações.
Certamente, o avanço tecnológico é o grande desafio dessa era. O crescimento da informação, leva um redirecionamento no papel dos profissionais da área de ciência contábil. Para a empresa isso se traduz, como controle em tempo real e decisões quase em tempo real. Já o contador, deve mostrar uma postura pró-ativa, não estando limitado a função de informante.
A demanda do mundo tecnológico, impulsionou trabalhos de pesquisa que visavam mudanças. OAICPA (American Institute of Certified Public Accountants) elaborou uma estrutura para permitir o fortalecimento e melhor capacitação da profissão contábil. Já no Brasil, onde a contabilidade tem todas as condições para um crescimento elevado e sustentado, o Conselho Federal de Contabilidade tem atuado para atender as necessidades da classe.
Na economia globalizada, para que o contador mantenha um perfil competitivo no mercado ele necessita se interessar por assuntos de forma mais ampla. Entende-se que, a Formação Acadêmica,experiência prática, competências e habilidades, e finalmente, ética profissional configuram as etapas no processo qualitativo do contabilista. Visto que, a contabilidade não pode ser