O PERFIL DO ADMINISTRADOR E SEUS VALORES
Todas as principais atividades necessárias à vida em sociedade são realizadas e interligadas por organizações. Vivemos em organizações, trabalhamos nelas e dependemos dela para tudo o que fazemos: finanças, saúde, educação, segurança, alimentação, vestuário, transporte, religião, entretenimento etc. O propósito de cada organização é presta algum serviço, produto ou benefício à sociedade em geral e cada cliente em particular. À medida que uma organização é bem-sucedida, ela tende a crescer, aumentando suas operações e incrementar seus recursos e competências. E para ser bem sucedida, a organização precisa ser administrada. A administração é imprescindível para o sucesso da organização. A atividade do administrador consiste em guiar e convergir as organizações rumo ao alcance de objetivos, e o administrador é o responsável pela combinação e aplicação de recursos.
Estamos vivendo em um mundo em constante mudança. E mudança exige inovação. A forma com que a globalização tem agido, alterando os dogmas da administração. Frente aos impactos da crise e todo o processo que a mesma decorre dentro das empresas, gerou se uma forte concorrência no qual se exigiu um novo perfil de trabalhador, flexível, multifuncional e multiqualificado, para um mercado mais competitivo. O mercado se torna mais exigente e está à procura de profissionais que consigam amenizar eventuais problemas financeiros e suas ações devem refletir consciência da conjuntura macroeconômica, com projetos menos onerosos.
O objetivo geral é analisar o mercado de trabalho do administrador, sua formação e o perfil exigido pelo mercado para o enfrentamento da crise com a finalidade de contribuir para que se tenha uma visão do perfil do administrador que se almeja, e deve estar em sintonia com as necessidades do mundo moderno, sabendo reagir não apenas em conformidade, mas também com as mudanças que ocorre a cada instante.
Esse trabalho, porém, visa mostrar que o administrador, como um agente de