O pequeno grande homem
ESCOLA MATEMÁTICA
CURITIBA – PR 2013
AMANDA LUQUE ROMANO PRISCILA LEMOS DA CRUZ YURI GABRIEL OLIVEIRA
ESCOLA MATEMÁTICA
Trabalho apresentado à disciplina de Teoria da Contabilidade, 1° período da turma 1CBON, orientado pelo professor Celso da Rosa Filho.
CURITIBA – PR 2013
INTRODUÇÃO
A Idade Contemporânea teve início com a Revolução Francesa, em 1789, a qual determinou um período histórico de libertação do indivíduo frente ao Estado. Tal libertação significou, em nível de história da contabilidade, o surgimento de inúmeras escolas contábeis. Em 1840 surgiu o primeiro livro com a matéria científica de Contabilidade e ao longo do tempo surgiram as ESCOLAS de pensamento que, tendo como ponto de partida os princípios fundamentais de Fábio e Cerboni, ergueram os seguintes conceitos: Contismo; Personalismo; Controlismo; Aziendalismo; e Patrimonialismo. Conhecendo a história, melhor se compreende a Contabilidade, seus momentos mais importantes e as relevantes influências recebidas de suas diversas escolas, em seus respectivos contextos e épocas. A Escola Matemática considera a contabilidade apenas como uma forma de registro secundário e técnica sendo que o balanço não representaria a situação contábil patrimonial da entidade, mas apenas um conjunto de valores para se obter o conhecimento sobre a entidade.
ESCOLA MATEMÁTICA
A história da Contabilidade é marcada com diversas escolas que marcaram e influenciaram a evolução da contabilidade, estabelecendo técnicas e princípios que ainda hoje estão sendo aplicados. A Escola Matemática surgiu contrapondo as outras, com a proposição de que a contabilidade não era uma ciência social, mas uma ciência matemática na sua essência e nos seus métodos. A contabilidade nesse período começa a ser comparada com outras ciências aplicadas, como a Física, Engenharia e a moderna Economia Política, que são estudadas mediante a observância de