O PENSAMENTO SOCIOL GICO DE MAX WEBER RESUMO
RESUMO
O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DE MAX WEBER
CAPITALISMO E TRIUNFO DA RACIONALIDADE
Max Weber levantou uma questão essencial em seu estudo? “Porque o capitalismo somente se desenvolveu no continente ocidental?”
Weber afirma que nas grandes civilizações orientais desenvolveu-se a economia monetária, o avanço tecnológico e o uso intenso da mão de obra. No entanto não se tornaram capitalistas devido não desenvolverem um amplo mercado de trocas monetárias e por não terem algo semelhante a Bolsa de Valores.
Empreendedores e soberanos na antiguidade possuíam um grande acumulo de riquezas, as quais foram geradas através de privilégios e formulas distintas das regras de mercado, e não por métodos racionais e de organização empresarial.
Segundo Weber, capitalismo é a busca contínua de rentabilidade por métodos de empreendimento racional e científico, de modo que são realizados por meio de cálculos e contabilidade sistemática. Esses procedimentos eram encontrados em sociedades milenares do Oriente, local que a atividade econômica interligava a instituição familiar.
Para Max Weber, o capitalismo desenvolveu-se só em sociedades ocidentais por causa de uma forma de ação social especial que se fortaleceu no ocidente, na qual sua maioria era originária da religiosidade protestante.
A Reforma Protestante trouxe diversas conseqüências políticas e culturais, a grande herança cultural do pensamento protestante foi a idéia de ascetismo e a grande valorização da atividade profissional.
Calvino, líder de uma das importantes seitas protestantes, afirma que o homem precisa alcançar a salvação da sua alma através de uma incessante busca interior. Com isso, Calvino quer nos dizer que um sentido abstrato de devoção de compromisso religioso, e a busca pelos sacramentos, empregado pelo pensamento católico, não bastão para garantir a elevação espiritual dos homens. Não é por meio de símbolos sagrados, ou mesmo através de outros