O pensamento egoísta e sentimental dos campolargos na obra “incidente em antares”
2164 palavras
9 páginas
O pensamento egoísta e sentimental dos Campolargos na obra “Incidente em Antares”Leonardo Rodrigues da Silva Castro
Brasília (DF), agosto de 2009
INTRODUÇÃO
O pensamento de egoísta significa que se tem amor próprio excessivo, que leva a pessoa a olhar unicamente para os seus interesses, já o pensamento sentimental significa basicamente o contrário, que é uma pessoa bondosa.
O egoísmo é utilizado como uma maneira de se defender psicologicamente que faz com que haja uma separação de suas emoções e de sua intelectualidade.
“A falta de generosidade e a insensibilidade em relação às necessidades dos outros têm raízes numa defesa psicológica que desencadeia nos indivíduos uma ruptura na conexão entre o seu conteúdo emocional e o seu conteúdo intelectual.” (Autor: Cirilo Veloso Moraes).
A bondade está sendo um pouco ofuscada pelo egoísmo, basicamente graças ao capitalismo, pois faz com que as pessoas pensem cada vez mais em conseguir o seu capital, independente de como fará para conseguir.
Mesmo o egoísmo prevalecendo sobre as pessoas, isto não significa que essas mesmas não podem ter sentimentos de bondade, pelo contrário, mesmo pessoas mostrando traços de egoísmo, também mostram de bondade. Assim como mostra no livro “Incidente de Antares”, em que os Campolargos, inimigos dos Vacarianos, mostram que mesmo os odiando conseguem ser bondosos com eles, assim que o patriarca da família dos Vacarianos morre. “... Chico Vaca caiu morto, fulminado pelo que um médico de São Borja diagnosticou como um “ataque de cabeça dos brabos”. Num gesto cavalheiresco, Anacleto transferiu os festejos para dezembro daquele ano, e até mandou em nome da família Campolargo uma coroa de flores para o defunto.” (VERÍSSIMO, 2009, p.27)
O PENSAMENTO EGOÍSTA E SENTIMENTAL DOS CAMPOLARGOS
A história dos Campolargos começa no verão de 1860, em que Anacleto estava pretendendo comprar um terreno nas proximidades de Antares, assim que Anacleto conseguiu o terreno mandou logo