O Papel do mu ulmano na Sociedade
O Papel do muçulmano na Sociedade
O Papel do Muçulmano na Sociedade
O islam, a derradeira religião de Deus, que veio corroborar com as já reveladas, foi descrito para ser seguido por todos os povos, em todos os tempos. Todo muçulmano tem por direito e obrigação seguir o modelo de vida ditado por Allah (swt), em todo os aspectos possíveis: social, econômico, político e religioso. Jamais podemos nos distrair e fragmentar, pelo menos em nossos pensamentos, o modelo de vida completo que o islam nos aponta.
Um resumo do papel do muçulmano na sociedade pode ser descrito em alguns itens: ele deve ser seguidor das leis vigentes no pais que escolheu morar (desde que estas não firam as leis de Allah, o Justo); o homem deve prover renda para o sustento de sua família através de um trabalho licito; é responsabilidade dele, os meios para possibilitar uma educação islâmica para seus filhos e a orientação religiosa de suas esposa. É importante cumprir adequadamente os compromissos e quitar as dívidas. O muçulmano deve ter suas ações voltadas ao agrado de Deus, deve empenharse na caridade, estimular o lícito e coibir o ilícito. Pode participar de cargos políticos, desde que este traga reais benefícios à comunidade islâmica. O muçulmano é justo em seus negócios, caridoso no trato com as pessoas, atencioso ao realizar suas funções. É um dever a busca do conhecimento e a divulgação das práticas que agradam à Allah (swt). O conhecimento desperta a consciência, que dá sentido e significado aos nossos atos.
Aqueles que absorvem o conhecimento são mais aptos a apontar e distinguir o melhor caminho a seguir, na busca do sucesso nesta vida e na outra!
A mulher muçulmana ganha um destaque na responsabilidade e direitos sociais: além dos itens descritos acima, ela é a grande responsável pela orientação das crianças, isso significa que as