O papel do assistente social no processo de reinserção dos usuárioa do caps na comunidade

2787 palavras 12 páginas
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo relatar parcialmente as atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado, realizado no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPSad) Djalma Ângelo Silva Junior localizado à Rua Antonio Lopes da Silva, s/n, Ouro Branco na cidade de Piancó-PB em cumprimento às exigências acadêmicas do Curso de Bacharelado em Serviço Social pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS.

O Brasil tem tomado consciência da necessidade de arregimentar forças para o enfrentamento do grave problema do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas. Isso vem acontecendo a partir do desenvolvimento de política governamental que incentiva a adoção de iniciativas de cooperação entre diferentes instituições em programas e ações voltadas para a prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social do indivíduo dependente de substâncias psicoativas.

Os CAPSs são considerados hoje um dispositivo estratégico da política de saúde mental, e um dos elementos centrais do que há de mais inovador nas propostas da Reforma Psiquiátrica. Os CAPSs têm como função: prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando reinternações em hospitais psiquiátricos; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação, dando suporte à atenção em saúde mental na rede básica.

O CAPS caracteriza-se por uma ação psicossocial pautada no cuidado delineado entre o individual e o coletivo; uma experiência-limite do individual e do coletivo que não se separam, mas que se compõem entre si. Da mesma forma, a clínica e a política são domínios que não se distinguem na proposta da Reforma Psiquiátrica (PASSOS, 2006).

Dias (2001) aponta que a orientação do processo de trabalho da equipe de saúde mental está calcada em:

a) Interdisciplinaridade: a atuação da equipe em

Relacionados