O papel das pesquisas estatísticas na Biologia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
O PAPEL DAS PESQUISAS ESTATÍSTICAS NA ÁREA DA BIO
AGRICULTURA ORGÂNICA NA MUDANÇA CLIMÁTICA BRASILEIRA
– UMA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA
Campinas – SP
2013
1. INTRODUÇÃO
A agricultura orgânica é um sistema de produção comprometida com a saúde, a ética e o meio - ambiente. Tem como princípio desenvolver uma atividade que seja economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa. Para que ela seja possível, os recursos naturais são explorados de forma racional e de maneira sustentável, empregando métodos tradicionais e as mais recentes tecnologias ecológicas na exploração da terra.
Neste trabalho será explicado o papel das pesquisas estatísticas na área da agricultura orgânica na mudança climática brasileira.
2. AGRICULTURA ORGÂNICA
É o plantio feito sem agrotóxicos. Os orgânicos são cultivados no solo sem o uso de agrotóxicos nem adubação química. Como adubo, usa-se somente composto orgânico (vegetais decompostos e esterco compostado). Para controle de pragas, usam-se os fitossanitários (defensivos à base de elementos naturais), o controle biológico - como, por exemplo, um predador natural contra determinada praga, e a rotação de culturas. Visto que o crescimento dos vegetais não é forçado por nenhum adubo químico, eles crescem mais devagar e acumulam menos água, tornando-se mais saborosos e nutritivos.
3. BIOESTATÍSTICA
Bioestatística é o conjunto de técnicas e métodos de pesquisa e análise de dados biológicos que envolvem o planejamento do experimento a ser realizado; a coleta qualificada dos dados; o processamento; a análise e a disseminação das informações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas bioestatísticas permitem o controle e o estudo adequado dos fenômenos, fatos, eventos e ocorrências na área biológica, fornecendo métodos e técnicas para lidar, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
4. O PAPEL