O papel da mulher na sociedade
A cada dia que passa a mulher está cada vez mais conquistando seu espaço no ambiente profissional e participando das mudanças ocorridas na contemporaneidade. Aos poucos as atitudes e características femininas começam a ser valorizadas pela sociedade, deixando a mulher, aos poucos de ser uma mera coadjuvante em determinados segmentos sociais e profissionais, possibilitando cada vez mais o seu acesso às posições estratégicas em suas profissões.
Em relação ao trabalho a mesma tem sido sujeito a algumas limitações, ou tem sofrido dificuldades quanto ao seu acesso a cargos que exigem maior qualificação ou que oferecem maiores possibilidades de ascensão na carreira, especialmente no que se refere a dinâmica de conciliação das demandas familiar e profissional.
Com isso as mulheres lutam para conseguir seu próprio espaço dentro da sociedade, através de muita luta e sofrimento, assim as conquistas sociais femininas e no mercado de trabalho, são as que conseguirão atualmente, as mesmas por sua vez tem hoje maior participação não só no mercado de trabalho, mais nas esferas politicas e econômica e nas suas escolhas e atitudes.
Seja, na instituição familiar, na instituição escolar, na sociedade, enfim ,a mulher possui um papel de extrema importância, tal como mãe, educadora, amiga, doméstica, amante, trabalhadora, empresaria, entre muitas outras funções. E mesmo com todas essas conquistas ha ainda muita descriminação, machismo, abuso e exploração.
Outro ponto importante a salientar é que as mulheres ainda ocupam menos cargos de poder e prestígio e continuam a ser vistas como as principais responsáveis pela casa e pela família.
Na sociedade atual a mulher vem aprendendo a lidar com os problemas e aos poucos vem aprendendo e sabendo discernir as dificuldades encontradas na dupla e algumas, na tripla jornada de trabalho, no lar e fora dele. As mulheres vêm ao longo dos anos participando para a construção de uma sociedade mais justa, de um mundo