O PAPEL DA EDUCA O A DIST NCIA NA SUA R EA DE PESQUISA
Vivemos em um mundo totalmente globalizado, onde o tempo está cada vez mais curto e a necessidade de estudarmos se tornou uma exigência constante, neste contexto que a educação a distância entra em ação.
A educação à distância – EAD - se processa como uma metodologia para atender a necessidade de profissionais, que tem cada vez menos tempo e que buscam o aperfeiçoamento e mesmo das pessoas que ainda não tem uma graduação e querem uma qualificação na busca de uma vaga no mercado de trabalho. Pois, vivemos em uma sociedade em que a transformação é constante e que a educação deve ser uma parceira dessas transformações. Não há educação sem que esta acompanhe todo o processo de mudança política, econômica e social de um país.
Quando traçamos uma linha no tempo percebemos que a educação vem sofrendo mudanças para atender as transformações ideológicas do Mundo em seu processo continuo de construção do espaço e tempo histórico. Quando analisamos o processo de ensino ao longo dos anos notamos que ele se adequava para atender uma realidade contextualizada pelas suas ideologias.
A história da educação começou com os Jesuítas desde a época da catequese dos índios. Vinha arraigada de imposições e impunha as suas verdades.
Depois, com a expansão cafeeira, o Brasil vive um grande momento de mudança. A educação é influenciada pela economia e política, a prática de ensino, pela igreja, que detinha o conhecimento, passou a ser para quem pudesse pagar, ou seja, a burguesia, detentora do poder econômico.
Nesse momento histórico a educação servia para atender uma necessidade daquela realidade, que era formar um indivíduo com conhecimento universal de Mundo para se adequar a ideologia do momento. Esse procedimento tinha como objetivo forma um cidadão passivo.
Devido à mudança no contexto político-econômico do Brasil em meados dos anos 50, onde o mesmo passou a ser urbano-industrial; o país passou a precisar de