o ovimento fascista
Dedico este trabalho a todos, que directa ou indirectamente contribuem me ajudando para desenvolver na minha vida académica.
Agradecimentos
Agradeço a todos docentes da escola superior de economia e gestão pela vontade que têm de ensinar, cultivar conhecimento científico, em particular ao docente da cadeira de xxx, e por fim agradecer aqueles que de uma ou outra forma contribuempara o meu sucesso
Resumo
O movimento fascista, não tinha em 1919 uma doutrina crescente claramente elaborada; representava uma enérgica vontade de acção de cunho nacionalista dirigida contra o liberalismo e o socialismo. Sendo também anti-proletário, atraiu as classes médias conservadoras e a alta burguesia.
Aos poucos, definiram-se as concepções fascistas sobre a sociedade-modelo a ser construída. Nessa sociedade, o indivíduo deveria ser totalmente submisso às necessidades do Estado, que se tornaria, então, uma entidade poderosa, capaz de controlar a vida social. Como dizia Mussolini: Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado.
O fascismo é diferenciado das ditaduras militares porque o seu poder está fundamentado em organizações de massas e tem uma autoridade única. Os seus membros são na sua grande maioria provenientes da classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, ou seja, dos ameaçados pelos fortes intervenientes do grande capital e do sindicalismo comunista.
É considerado um regime de direita (Direita política descreve uma visão ou posição específica que aceita a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal, ou desejável).
Características
• Único partido
• Ideologia fundada no culto de um chefe ( oposição ao comunismo)
• Objectiva a expansão imperialista
• Mobilização das massas
• Aniquilar opositores (terror, violência)
• Propaganda e controle das informações.
Palavras-chave: Idealismo, Totalitarismo, Nacionalismo e Militarismo.
Table of Contents
Dedicatória 1
Agradecimentos 2
Resumo 3
Características 3