O mundo de sofia
Apresentaremos a seguir, após uma excelente leitura, nossas impressões sobre uma obra que se tornou best seller, O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. Seu livro ganhou notoriedade, em grande parte pela forma leve e desmistificada com que aborda sobre o pensamento filosófico ocidental: através de um romance sobre a vida de uma garota comum que vive com sua mãe em um pequeno vilarejo da Noruega. Seu pai trabalha em um petroleiro e está sempre em viagens.
A Filosofia é apresentada a esta adolescente de 15 anos (Sofia) e o texto vai se desenvolvendo de uma forma instigante até chegar em uma altura do livro em que ela se descobre personagem de outro livro em que a protagonista é também uma outra garota (Hilde) e o livro é um presente de seu pai.
Conforme nos foi proposto, faremos uma síntese de 05 dos 35 temas que o livro apresenta. Em seqüência faremos uma exposição daquilo que consideramos idéia central da obra e por último, uma análise crítica do texto.
2 TEMAS
Explanaremos a seguir sobre cinco dos trinta e cinco temas apresentados por este fascinante livro. No decorrer da apresentação dos temas, comentaremos do porquê da escolha dos referidos.
2.1 O jardim do Èden
Falaremos sobre este tema pois aqui se inicia a grande aventura que é esta obra, onde o autor, de uma maneira muito inteligente, inicia sua apresentação sobre as principais linha do pensamento filósofico ocidental, utilizando a adolescente Sofia como uma pessoa que vai fazer um curso de filosofia por correspondência, orientada pelo professor Alberto Knox, que capítulos mais a frente se apresenta a ela.
Então nos é apresentada Sofia como sendo uma menina de quase quinze anos que morava com sua mãe pois o trabalho de seu pai, capitão de um petroleiro, o deixava ausente boa parte do tempo.
Certo dia, quando vinha da escola, encontrou dois pequenos envelopes brancos, não simultaneamente. Em cada um havia uma indagação (QUEM É VOCÊ? e DE ONDE VEM O MUNDO?) e elas levaram