O mundo de sofia
Ninguem sabe com certeza.
O universo é tão grande que se mede em anos-luz
1 ano luz equivale a quase 10 trilhões de quilômetros.
Faz 15.000 milhões de anos ...
O calor do universo se concentrava em uma minúscula área.
E isto provocou uma grande explosão
Apareceram os átomos, que formaram moléculas.
Formaram-se sóis, que por sua vez ...
Deram lugar a planetas como este em que nós vivemos
Assim como foi o Big Bang
É por meio do seu professor de filosofia que Sofia conhece Sócrates, Aristóteles, Descartes, Spinoza, Kant, Hegel, Marx, Freud, entre muitos outros. Mas a história de Sofia e Alberto (o seu professor) não fica por aqui. Ao mesmo tempo que se vai desenvolvendo o seu curso de filosofia, as duas personagens vão-se apercebendo da existência de outra realidade para além daquela em que vivem. É uma história composta de muitas outras, que nos faz pensar se não seremos também nós apenas personagens duma história que um dia alguém escreveu. É nesta perspectiva que o autor faz aparecer na mesma realidade que Sofia personagens como o Capuchinho Vermelho, Aladino ou o Zorro, todas elas criadas um dia por alguém que lhes era superior e que lhes restringia a existência a uma simples história infantil. Depois de criadas, todas elas são obrigadas a viver num plano de existência paralelo. O mesmo aconteceu a Sofia e Alberto, que no fundo não passam de duas personagens duma aventura na filosofia.
O CONTRAPONTO
Hilde ficou curiosa para saber o que realmente tinha acontecido, mas a história já tinha acabado, então pensou se Alberto e Sofia realmente tinham conseguido fugir da história. Nos dias seguintes, ela e sua mãe foram preparar a festa de São João, que seria no Sábado.
Sofia e Alberto conseguiram escapar da história, mas agora se encontravam com espíritos.
Quando o pai de Hilde chegou ao aeroporto, encontrou várias mensagens como as que ele mandava para Sofia. Era sua filha brincando com ele. Sofia e Alberto estavam indo para casa de Hilde.