O mundo como vc ve
Analisando os gráficos a seguir podemos verificar e entender melhor como esta a situação atual da psicologia atualmente, tanto no Brasil como também no estado de São Paulo.
Os resultados da figura 3 acima, mostra que os números não são satisfatórios, conseguimos verificar que mais de 60% dos profissionais não atual exclusivamente como psicólogos, sendo significativo o índice dos que combinam a atuação em Psicologia com outras atividades profissionais, Considerando-se, conjuntamente, os psicólogos desempregados e os que trabalhavam fora da Psicologia, esse índice é aproximado a 26% do total de psicólogos no Brasil.
Quanto à remuneração dos Psicólogos atual as pesquisas não são satisfatórias. A seguir um gráfico poderá relatar melhor.
No Brasil, encontramos 22,3% que não obtêm rendimentos como psicólogos que são os (desempregados, trabalho em outras atividades, trabalho voluntário), uma realidade nos tempos atuais, segundo o CRP-04 e 02 vindo a seguir os CRPs-05 é uma realidade que se mostra grave, principalmente no nordeste que a taxa de remuneração é um pouco mais de 7%. A média salarial ficou em torno de 10.21 salários mínimos, sendo mais elevada em São Paulo (13.2). Porém considerando outros ensinos superiores como (Administração, Engenharia e Direito), estamos com o rendimento salarial mais abaixo que os formados recentemente nos cursos já citados.
O fato de o contingente expressivo de psicólogos ser autônomo não faz com que a média salarial se eleve significativamente, o que não nos distancia, sobremaneira, das demais profissões da área social, especialmente daquelas em que há o predomínio da força de trabalho feminina (fatores de menor valorização em termos de mercado)
Áreas de atuação
Com o passar do tempo, conforme a profissão foi sendo mais conhecida em todo o Brasil, as áreas de atuação, está cada vez mais abrangente, o conjunto de atividades e objetivos da atuação do psicólogo foi