O mito e sua origem
O mito tem como funções tranquilizar o ser diante do mundo em que vive, ou seja, acomodá-lo ao que é ditado no meio em que ele vive. Dar confiança, fazendo com que ele pense que diversas ações dependem dos atos dele. O mito depende muito da imaginação, de onde surgi o mito.
O mito já existe no meio em que vive, e a partir dos outros seres que ele reconhece-se, isso chamamos de coletividade. Dogmatismo significa dizer que o mito não precisa ser comprovado, é uma verdade empírica depende muito da crença de cada um.
Atualmente, o mito não é mais algo totalmente fantasioso, ingênuo. Com as descoberta do positivismo - por Augusto Comte-, sabemos que o mito está mais para o lado científico. Hoje, os mitos podem ser autênticos, como podem ser fabricados. Exemplos dos mitos autênticos são as festas de formaturas, Ano-novo, casamentos, cada um tem especificações, como: cor da roupa, alianças e festa. Dizem-se autênticos porque fazem parte da vida de todos os seres, ou seja, são vividos por todos. Nos mitos fabricados temos os heróis de quadrinhos, personagens de filmes e seres, artistas etc. A fabricação destes se dá pela publicidade e outros meios de comunicação.
O mito teve um papel importante nas sociedades antigas, mas ainda hoje faz parte da nossa sociedade. Nós, membros da sociedade, podemos aceitar ou rejeitar os mitos através do pensamento científico. Mas isto dependerá muito