O MERCOSUL
Infem 201
João Victor F. Saidel, Leonardo Souza e Bruno Oliveira
16/08/2015
Trabalho de Geografia
MERCOSUL
O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico que nasceu de um encontro entre a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, em 26 de março de 1991, na capital do Paraguai, Assunção. Aí, os quatro países decidiram assinar um acordo que se denominou “Tratado de Assunção”, mediante o qual foi criado o Mercado Comum do Sul – MERCOSUL.
O Bloco tem como um acordo entre países da América do Sul, que visa criar uma maior integração de suas economias e melhorar assim a vida de seus habitantes. Mediante este acordo, os países podem fazer negócios para aumentar o comércio entre eles, bem como desenvolver-se e fortalecer seus interesses no mundo. Os países unidos ficam mais fortes para comprar e vender produtos em outros países do mundo, com o passar dos anos, os países estenderam essa integração a outras áreas: social, política, educacional científica, dentre outras.
Esse bloco vem da idéia de formar uma “equipe” da América Latina. E começou a ganhar força já na década de 60. “Na década de 80, chegou a fundar a “Associação” Latino-Americana de Integração”, que resultou na “declaração de Iguaçu” (um acordo econômico assinado por Brasil e Argentina), que por sua vez veio a ser a “Tratada de Integração, Cooperação e Desenvolvimento”. Este último foi de um acordo para firmar um mercado comum entre os dois países e que poderia se aderido pelos vizinhos latino-americanos.
O MERCOSUL não apenas aborda questões relativas ao comércio, também se ocupa de tudo o que tem a ver com o dia a dia dos cidadãos do MERCOSUL como a educação, a proteção do meio ambiente, melhoramento das passagens de fronteira, a saúde, etc. O MERCOSUL está integrado pela República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República do Uruguai e a República Bolivariana da Venezuela. O