O mercador de veneza
*O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante.
* O fato é que, as autoridades são as principais causadoras desse processo de desigualdade que causa exclusão e que gera violência. É preciso que pessoas de alto escalão projetem uma vida mais digna e com oportunidades de conhecimento para pessoas com baixa renda para que possam trabalhar e ter o sustento do lar entre outros.
*A desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma injusta , sendo que a maioria do dinheiro fica nas mãos de poucos , e o que sobra fica com o resto da população. E é por causa disso que muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura familiar devido à uma série de consequências causadas pela falta de dinheiro , falta de estudo , ambiente famíliar e alimentação ruim, a convivência com a violência, drogas, criminalidade, entre outros.
ALUNO: Bernardo 8*