O mercado é evolução natural do ser humano
Escrito por Victor Martins
A ideia por trás do título é bem simples: O mercado não e algo ditado por alguém, não tem regras pré-definidas, não tem uma ciencia exata, ele é uma necessidade, sem ele, não haveria sustentação para que a sociedade humana se mantivesse ao longo das eras, ele surgiu naturalmente para suprir a necessidade individual e/ou coletiva de nossos antepassados, e continuará para sempre existindo para suprir a necessidade das próximas gerações.
[[ FAZER A PONTE ENTRE O ANTI-MERCADO E O SENTIMENTO DE IGUALDADE ]]
O sentimento de igualdade é encontrado não só nos seres humanos, mas tambem em nossos ancestrais primatas, diversos testes já foram feitos comprovando tal fato
(video no final do texto)
,
porém, vamos analizar além disso, eu penso o seguinte:
“
Será que essa igualdade que nós desejamos, não passa de um egocentrismo disfarçado? Será que nós apenas queremos para nós o que o outro têm, e em contrapartida, não desejamos para os outros aquilo que nós temos sob risco de perder algo de valor?
”.
Devido a diversos fatores, eu fui levado a acreditar que o ser humano apenas é solidário, tanto economicamente, quanto emocionalmente, com aqueles que se aglomeram em seu mesmo grupo, por qualquer que seja o motivo.
Vamos dar como exemplo as manifestações populares ocorridas no Brasil nos ultimos anos, a alteração no “valor da passagem” foi um fator que deu muito mais engajamento para a população na causa, do que os roubos bilhonários na Petrobras, agora a pergunta é, porque? Na minha visão essa resposta é bem simples: Pois os afetados pelos R$ 0,20 são mais parecidos conosco, somos nós, esse é um problema que está diante de nós diáriamente, os roubos bilhonários na Petrobras, não, são problemas muito distantes, são coisas que na cabeça da população em geral, não os afeta diretamente, logo, não ativa o gatilho da equidade e da justiça.
Esse é um fator preponderante e decisivo para nossa análise, “ como o