O MELHOR PRESENTE DO NATAL
"Para entendermos a história do natal temos que buscar a origem da palavra natal. Nas línguas latinas o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua alemã, é Weihnachten e têm o significado de 'Noite Bendita". Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens. Há inúmeros testemunhos de como os primeiros cristãos valorizavam cada momento da vida de Jesus Cristo, especialmente sua Paixão e Morte na Cruz. No entanto, não era costume na época comemorar o aniversário e, portanto não sabiam que dia havia nascido o seu Senhor.
Mas, como foi dito antes, inúmeros fatos históricos negam o nascimento de Jesus em dezembro. Inclusive a bíblia apresenta indícios disso. O motivo de essa data ser comemorada não é outro senão, costumes que pagãos que se converteram ao cristianismo trouxeram com eles. Como J. Frazer diz: “O maior culto pagão religioso que alimentou a celebração de 25 de dezembro como feriado em todo o mundo Romano e Grego foi o culto pagão de adoração ao sol - Mitraísmo“. Este festival de inverno era chamado "A Natividade" ou "A Natividade do sol".
"A bem conhecida festa solar de Natalis Invicti, que significa: [A Natividade do Sol Invicto], celebrada em 25 de dezembro, tem um forte crédito na responsabilidade pela nossa data de Dezembro". 25 de Dezembro não é o dia do nascimento