O Mau Uso De Gua Pela Popula O
A perda de água na rede publica são difíceis de controlar dentro de casa. Diante pesquisas tomando um banho de 15 minutos com o chuveiro ligado e jogado fora 242 litros de água pura, quando é o suficiente para um banho somente 81 litros.
As maiores vilãs domésticas são as válvulas convencionais de descargas. Elas consumem 40% de toda água da casa . Cada segundo o pressionando são 2 litros de água que saem pelo cano.
São Paulo:
O tamanho da rede hidráulica paulistana é a maior do mundo, e favorece o desperdício de mais 40%. São 22.000 quilômetros de canos, o equivalente a duas vezes a distancia entre São Paulo e Vancouver, no Canadá. Onde a Sabesp não consegue detectar todos os vazamentos. Há ainda ligações clandestinas de todos os tipos, onde a maior fraude registrada foi de 2,6 bilhões de litros de água potável no ano de 2014. O volume seria suficiente para abastecer 260 mil pessoas por um mês inteiro. E alem de mais 15,6 mil fraudes detectadas no mesmo ano.
Desperdícios com vazamentos na rede:
Somem 2 bilhões de litros de água somem por dia de redes antigas e “gatos” são os principais motivos. Uma quantidade de água suficiente para abastecer outra São Paulo desaparece antes mesmo de chegar a casa do consumidor. O desperdício representa 28,5% dos 6,6 bilhões de água que a Sabesp produz diariamente na região metropolitania de São Paulo. E vale lembrar que os vazamentos nas instalações internas podem aumentar significamente o valor das contas.