O LUNFARDO NA PRODUCAO POETICA UMA BREV Hellip

3838 palavras 16 páginas
O LUNFARDO NA PRODUÇÃO POÉTICA:
UMA BREVE LEITURA DA OBRA DE MARTINA IÑIGUEZ1

Helizandra Pilon²

RESUMO: Este artigo tem por objetivo mostrar o uso do lunfardo na poesia.

Apresenta, inicialmente, a história do lunfardo, variante do espanhol do Rio da
Prata, que tem sua origem em Buenos Aires, Argentina, no final do século XIX, como jargão/gíria usado por prisioneiros processados e condenados. Já nas primeiras décadas do século XX, o lunfardo incorporou-se rapidamente à linguagem popular, coloquial e familiar dos argentinos e dos uruguaios, gerando um repertório específico. Em seguida, abordamos sobre a poesia lunfarda, a qual tem demonstrado que é uma linguagem rica de conhecimento popular rioplatense, utilizando alguns poemas de Martina Iñigues. Nesse ínterim, esse estudo analisa como a obra poética da argentina Martina Iñiguez incorpora esse recurso estético, delineando como se insere a cultura popular na poesia lunfarda.
Palavras-chave: Origem do Lunfardo; Cultura; Poesia; Martina Iñiguez.

1

Artigo como requisito parcial para a obtenção do certificado de Conclusão da Pós-Graduação em Lengua,Literatura y traducción en Español,pela UTP/PR; tendo como orientadoras as professoras Maria Josele Bucco Coelho e Maria Teresita Campos.
² Discente do curso de especialização em “Lengua, Literatura y Traducción en Español”, pela UTP –
Universidade Tuiuti do Paraná.

1 INTRODUÇÃO
“De pebeta guardaba yo el secreto
Beguén de escribir versos algún día(...)”.
Martina Iñiguez.

O Lunfardo, segundo Gobello e Oliveri (2006), “é um conjunto de palavras que o falante de Buenos Aires, utiliza como uma alternativa da língua comum”. Em relação à história de uso desse termo, o autor afirma que se trata de: “un repertorio de términos traídos por la inmigración durante la segunda mitad del siglo pasado y hasta el estallido de la primeira gran guerra y asumidos por el pueblo bajo de Buenos Aires, en cuyo discurso se mezclaban con otros de origen campesino y quechuístas y lusinos que

Relacionados