O Livro Iracema
LINGUA PORTUGUESA
MANAUS-AM
2015
EZEQUIEL LOPES MICHILES
2ª ANO 4
IRACEMA
(A LENDA DO CEARÁ)
MANAUS-AM
2015
O livro Iracema “A lenda do Ceará” é um romance indianista escrito pelo principal ficcionista do período romântico: José de Alencar. Este é um dos romances mais importantes da Literatura Brasileira pois nele reflete um momento histórico de construção e constituição do Brasil.
Especificamente, o título A lenda do Ceará já nos sugere o tema principal do romance, assim o autor se propõem a nos contar a Lenda da formação do povo Cearense, que por sua vez declara-se ser a nacionalidade de Alencar.
Iracema é um nome representativo a América. Logo, Iracema é o Novo Mundo, que se entregou ou foi fecundado pelos portugueses, gerando uma nova raça. Resumindo, o romance mostra uma fusão entre os valores da cultura indígena e europeia.
A obra inicia-se com um prólogo de José de Alencar, escrita em maio de 1865 para um amigo, aquém o livro é endereçado. Nesta narrativa inicial o autor promete ao amigo que iria voltar na última página para conversarem.
O enredo da obra inicia assim:
“Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
[...]
Três entes respiram sobre o frágil lenho que vai singrado veloce, mar afora.
Um jovem guerreiro cuja tez branca não cora o sangue americano; uma criança e um rafeiro que viram a luz no berço das florestas, e brincam irmãos, filhos ambos da mesma terra selvagem.
A lufada intermitente traz da praia um eco vibrante, que ressoa entre o marulho das vagas:
-Iracema!
O moço guerreiro, encostado ao mastro, leva os olhos presos na sombra fugitiva da terra; a espaços o olhar empanado por tênue lágrima cai sobre o jirau, onde folgam as duas inocentes criaturas, companheiros de seu infortúnio.
Nesse momento o lábio arranca d’alma um agro sorriso
Que deixara ele na terra do exílio?
[...]”
Acompanhando estes versos do primeiro