O livro de Deus
Autor: Jon Talber e Ester Cartago[1]
Série: Criando uma Mente Saudável
"O educador consciente ensina seus alunos a pensarem antes de falar, e nunca a falar antes de pensar..." criança Não devemos esquecer que, para uma criança, coisa má ou boa, ambas, são ensinamentos...
Não podemos pensar como uma criança, nosso condicionamento já nos fez esquecer o que é isso. Podemos estudar seu comportamento e traços do seu temperamento, mas seu modo de pensar, definitivamente não. Estudar seu comportamento não é a mesma coisa que saber como ela pensa. O condicionamento de uma criança é o mínimo, enquanto que o nosso já é o máximo.
Pensamos de acordo com nossas experiências e modelo cognitivo, não sabemos qual é o tamanho ou qualidade do repertório cognitivo de uma criança, o que está guardado no seu banco de memórias, o que para ela é ou não lógico, ou relevante e prioritário, portanto, só podemos especular sobre o que supostamente ela pensa, saber de fato, não.
Descobrir as preferências de alguém não significa que saibamos como pensam. O modo de pensar, determina, além das escolhas, aquilo que se imagina obter após essa escolha, e isso é impossível de se determinar através de deduções ou especulações, especialmente quando de trata de uma criança. Ela possui um mínimo de informações em sua mente, cérebro, psique, e descobrir qual a lógica que emprega em seus processos de escolhas, é para nós uma tarefa sumariamente impossível.
Mas, podemos conhecer o resultado de cada uma dessas escolhas com antecedência, o que para nós é uma vantagem. Isso ocorre porque já temos nossa experiência de vida, coisa que ela ainda não possui. Explicar-lhe o que pode acontecer após cada escolha, esse é o mais acertado caminho para ajudá-la a criar uma lógica interna ordenada, e tudo isso reforçado pelos exemplos. Assim, poderá facilmente comprovar aquilo que falamos, e isso lhe dará a certeza de que estamos do lado dela.
Assim, ela aprenderá que, a cada