O lazer e o Idoso
Se tratando de um assunto que engloba idoso e lazer, primeiramente devemos dizer o que é o processo do envelhecimento natural que é chamado de senescência que compromete aspectos físicos e fisiológicos, se inicia aos 60 e 65 anos de idade, segundo a OMS, depende de três processos, tais como biológicos, psíquicos e sociais, que podem retardar ou acelerar o aparecimento de doenças naturais da idade. O envelhecimento do ponto de vista fisiológico depende significativamente do estilo de vida que a pessoa assume desde a infância ou adolescência.
O significado do lazer
O lazer pode ser visto de diversas formas, e ele também é conceituado por vários autores de muitas maneiras, pelo fato do lazer estar sempre vinculado a outras atividades como o trabalho, recreação, educação e outros.
Para o sociólogo Dumazedier, este termo significa “um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de bom grado, seja para repousar, seja para se divertir, seja para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, depois de ter-se liberado de suas obrigações profissionais, familiares ou sociais”
Para MARCELLINO (1998) o lazer é entendido como a cultura compreendida em seu mais amplo sentido, vivenciado no tempo disponível e tendo como traço definidor o caráter desinteressado, não se buscando recompensa além da própria satisfação ocasionada pela vivência da própria atividade a que se optou estar realizando ou até mesmo pelo ócio.
O lazer para o Idoso
Segundo a Política Nacional do Idoso, todo idoso tem direito ao lazer, a incentivar e criar programas de lazer, esporte e atividades físicas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do idoso e estimulem sua participação na comunidade.
O reconhecimento do lazer como um direito de cidadania deve ser visto como uma grande conquista. Afinal, a sua presença nos documentos legais nos permite reivindicar do poder público, da