O Islamismo
A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.
Alcorão, livro sagrado do Islamismo.
O livro sagrado do Islamismo é o alcorão (do árabe alqur´rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.
Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).
Oração dos mulçumanos www.brasilescola.com/religião/islamismohtm Para o Islã “somente tem direito ao título de ‘‘PROFETAS” enviados os que anunciam para os homens a Lei Divina. Houve numerosos Nabîs morsal, ‘’homens de Deus’’ que segundo um hadîth. ‘’escutam a voz do Anjo mais não tem a visão nem em imaginação, nem estado de vigília’’, mais o número de enviados limitando-se que tem a visão do Anjo está escrito sete profetas: Adão, Noé, Abraão, Moisés, Davi, Jesus e Maomé. Sendo este último o “selo” derradeiro da Profecia depois dele já não há Nabî, mas Wali.Os demais 24.00