o inicio
"As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Marx, Durkheim e Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Comte,seu primeiro professor.
Durkheim e seus pares se esmeraram na busca de regras de método que elevassem ao status científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que ele atribuísse a esse grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra-cabeças da história. No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Distintas, mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha, ocupando cargos políticos."
E-fólio: o que aprendi?
Introdução
Este E-fólio refere-se aos conhecimentos por mim adquiridos, nesta nova etapa da minha vida académica, neste modelo de Elearning.
Desenvolvimento
G-Tudo novo e bem estruturado. Foi para mim uma descoberta, de como o ensino não fica à margem das novas tecnologias da informação.Com a ajuda bem orientada do docente, em todos os passos que se seguiram neste percurso. A interligação de ideias de cada colega, as dúvidas colocadas, foram uma mais valia. A diferente opinião e a discussão fazem-nos crescer.
T1-Mostrarmo-nos aos outros como realmente somos, não é fácil. O que fazemos, porque decidimos vir até aqui, do que gostamos é uma maneira sã de nos abrir e verificar que afinal há mais gente como nós.
T2-Para mim talvez o mais importante. Afinal não é tão fácil , quanto fazia parecer.
Estudar desta forma