O IMPACTO DO PRÓ-EMPREGO E PRODEC NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA NO PERÍODO DE 2007 A 2009
LUIZ CARLOS RIGHES JÚNIOR
Trabalho de Iniciação Científica
O IMPACTO DO PRó-EMPREGO E PRODEC NO COMéRCIO INTERNACIONAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA no período DE 2007 A 2009
Itajaí
2010
LUIZ CARLOS RIGHES JÚNIOR
Trabalho de Iniciação Científica
O IMPACTO DO PRÓ-EMPREGO E prodec NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA NO PERÍODO DE 2007 A 2009
Trabalho de Iniciação Científica desenvolvido para o Estágio Supervisionado do Curso de Comércio Exterior do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Gestão, da Universidade do Vale do Itajaí.
Orientador: Prof. Ciro Rebelo.
itajaí
2010
Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade da vida, agradeço a minha família que sempre me apoiou e esteve ao meu lado e também ao meu orientador pelo apoio ao longo desta jornada.
“Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos“
John F. Kennedy equipe técnica
a) Nome do estagiário
Luiz Carlos Righes Junior
b) Área de estágio
Economia Catarinense
c) Orientador de conteúdo
Prof. Ciro Rebelo
d) Responsável pelo Estágio
Prof. Natalí Nascimento
resumo
A presente pesquisa teve por objetivo estudar os incentivos fiscais denominados Pró-Emprego e PRODEC, com ênfase ao impacto destes incentivos no comércio exterior catarinense. Como objetivo específico, demonstrou como estes incentivos podem ser instituídos, quais os passos e quais as exigências que a empresa deve cumprir para aderir a estes benefícios. Com o objetivo de levar ao mercado produtos de maior valor agregado, qualidade e preços compatíveis aos praticados no mercado internacional, não só as empresas como também os governos, vêm buscando cada vez mais estar em sintonia com o dinamismo mundial. Seguindo esta tendência, o Estado de Santa Catarina instituiu os Programas Pró-Emprego e PRODEC. O