O impacto da modernização
O impacto da modernização, o acesso aos mais diferentes meios de comunicação e a apropriação de novos valores cultuados pela sociedade, devido aos novos contextos histórico, social e cultural em que estamos inseridos, levam as instituições de formação de professores a busca de alternativas que visem acompanhar tais transformações.
A Universidade Federal do Piauí, reconhecida como instituição responsável pela formação da grande maioria dos profissionais, que atua na área da docência no Piauí, desempenha um relevante papel no que se refere à formação de profissionais que possam atuar competente e satisfatoriamente nesse novo contexto educacional.
Em vista desse novo contexto, o Curso de Pedagogia da UFPI foi reformulado, e, um novo currículo foi implantado em 2001. Esse novo currículo prevê, entre outras modificações, a necessidade de estabelecer um vínculo entre teoria e prática, visando atender a esse novo paradigma educacional. Almejando essa articulação entre teoria e prática foram implantadas as disciplinas de Prática Pedagógica na Escola I, II, III, IV, V e VI, objetivando colocar o aluno em contato com a realidade educacional desde o início de sua formação acadêmica. Com isso, almejava-se estabelecer uma relação direta entre teoria e prática e preparar os futuros profissionais para uma prática docente bem mais qualitativa e significativa. Diante disso, a questão que fica é: Será que a formação oferecida por esse novo currículo está dando fundamentação teórica e prática para o exercício pleno da profissão docente? Será que os egressos desse curso estão satisfeitos com a formação acadêmica que receberam?
Como formanda do Curso de Pedagogia da UFPI, observamos que os acadêmicos estão inquietos e, até, ansiosos quanto ao fato desse curso, mesmo depois das reformulações realizadas no seu currículo, não está conseguindo formar educadores que possam desenvolver práticas capazes de atender a essa nova demanda da