O HISTORICO DA FONOAUDIOLOGIA EM DIVERSOS ESTADOS BRASILEIROS
SÃO PAULO: devido a grande números de imigrantes que vinham ao estado e mistura de línguas que se iniciou , São Paulo foi o local de origem da fonoaudiologia. E O Dr.Julio Bernaldo de Quirós desenvolveu pesquisas na área e formou profissionais fonoaudiólogos, incentivado o surgimento dos primeiros cursos na área. Os cursos foram se desenvolvendo e surgindo assim novas áreas para pesquisa e estudo.
RIO DE JANEIRO: neste estado a medicina e a educação impulsionaram a fonoaudiologia onde, o profissional foniatra ficou responsável pelos problemas de aprendizagem e padrões da fala. Dr. Pedro Bloch foi papel essencial entre foniatras por administrar cursos de logopedia no RJ, onde de inicio eram voltados a professores e depois foram se “encaixando” em bases medicas e não essencialmente em aspectos educacionais.
RIO GRANDE DO SUL: grande ênfase na educação de surdos. O primeiro curso de fonoaudiologia surgiu em 1970 na Universidade de Santa Maria e surgiu órgãos de organização e defesa dos fonoaudiólogos e seus direitos.
MINAS GERAIS: a criação de Legião Brasileira de Assistência (ABA) impulsionou formação de fonoaudiólogos neste estado pois exigia que clinicas tivessem tal profissional junto as equipes de trabalho. Surgiram também entidades regionais para defesa dos direito dos fonoaudiólogos. O primeiro curso no estado foi de ordem particular.
BAHIA: primeiros profissionais foram os vindos de outras regiões na década de 80. O surgimento de cursos de graduação impulsionou a profissão
PARAÍBA: 1997 criação da FAP (Fonoaudiólogos Associados da Paraíba). Criação do curso de João Pessoa, em 1998. Fonoaudiólogos atuantes nessa região eram provenientes de João Pessoa, Pernambuco e Petrópolis e em sua maioria concluíram o curso em uma época muitos recente .