O Grito
Colégio:
Aluno (a):
Ano: Turma:
Professor (a):
Data:
O que é a Obra?
O Grito, originalmente Skrik, foi pintado pelo artista norueguês Edvard Munch. É considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
A obra foi pintada após uma experiência alucinante vivida pelo artista enquanto passeava no parque Ekebert, em Oslo. Em seu diário, o artista registrou o episódio: “Acima do fiorde azul-escuro havia ameaçadoras nuvens vermelhas como sangue e como línguas de fogo. Meus amigos se afastavam e, sozinho, tremendo de angústia, eu tomei consciência do grito infinito da natureza”.
Munch pintou também outras três versões da obra, à medida que eram vendidas.
Características/Estética: A obra pertence ao período Expressionista e é considerada uma das obras mais importantes de tal movimento. O obra original mede 91x73,5 cm, e foi utilizada técnica de óleo e pastel sobre cartão. Foram utilizadas tanto cores quentes quanto frias, o que leva a um contraste. São linhas irregulares, tortas, dando a impressão de confusão, desespero, que combina fielmente com o que o artista quis passar na expressão do homem no centro da tela.
Museu da Obra: A obra original de O Grito está localizada no Munch Museum, em Oslo, Noruega. A segunda tela está na reserva técnica do museu; a terceira, na Galeria Nacional de Oslo; e a quarta faz parte de uma coleção particular.
Texto Crítico: Eu tenho uma admiração muito grande por essa obra, pela forma como o artista representou tão bem e de forma simples sentimentos humanos. É incrível a forma como podemos sentir o que o homem sente, como se fizéssemos parte da obra, como se conseguíssemos sentir as ondas sonoras do seu grito, nos abalando e fazendo com que esses sentimentos de angustia, tristeza, mágoa, transtorno se instale em nós.