O GEOPROCESSAMENTO NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
MILVIA aparecida gomes
O GEOPROCESSAMENTO NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Diamantina/ MG 2013
MILVIA aparecida gomes
O GEOPROCESSAMENTO NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Elaboração e Análise de Projetos de Conservação e Proteção Ambiental, Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais, Avaliação do Impacto Ambiental e Legislação e Direito Ambiental.
Professor: Luciana Trigueiro, Thiago Augusto, Rodrigo Trigueiro, Jossan Batistute e Jamile Bernardes.
Diamantina/MG
2013
RESUMO
O trabalho a seguir tem a intenção de abordar aspectos referentes aos Sistemas Geoprocessamento, fazendo uma abordagem geral sobre o tema, mostrando do que se trata o mesmo, e abordando principalmente a sua usualidade no processo de licenciamento ambiental.
Palavras Chaves: Geoprocessamento – licença – preservação
INTRODUÇÃO
Quando utilizamos termos como o Geoprocessamento, geralmente somos levados a pensar que se trata de um sistema muito complicado e por vezes não reconhecemos a sua importância e usualidade. Não conseguimos visualizar às vezes a grandiosidade dessa ferramenta e as muitas opções que ela nos oferece para a solução de problemas cotidianos.
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados geo-referenciados, que através de programas de computador permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações.
O que muitas pessoas às vezes não percebem é que essa tecnologia é utilizada por nós em vários momentos do